quinta-feira, 20 de agosto de 2020

STrab não consegue aprovar Portaria para suspender os exames médicos na pandemia

 Os treinamentos dos trabalhadores também permanecem. Derrota da Secretaria do Trabalho (STrab) é benéfica à classe trabalhadora e é fruto de efetiva mobilização das centrais sindicais.


Após a Nota Informativa SEI nº 19627/2020/ME, a Secretaria do Trabalho – STrab dava como certa a suspensão dos exames médicos ocupacionais, exceto o demissional e também os treinamentos eventuais e periódicos exigidos pela legislação de segurança e saúde do trabalho e pela Constituição Federal, sendo que a Bancada dos Trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente – CTPP, composta por representantes da CTB, CSB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT não aceitaram a proposta de portaria na reunião realizada nos últimos dias 13 e 14 de agosto.


Entre os vários motivos para a Bancada dos Trabalhadores dizer NÃO a proposta da Portaria, estão presentes os constitucionais, onde a STrab tenta trazer parte da Medida Provisória n° 927 que não foi aprovada pelo Congresso Nacional e por critérios técnicos e preventivos, sendo que além do risco do contágio do COVID-19 nos ambientes de trabalho, os trabalhadores também estarão sem o controle de sua saúde frente aos perigos e os riscos ambientais desses ambientes, os quais em determinadas atividades são extremamente agressivos.


Diante da defesa e argumentos apresentados pela a Bancada dos Trabalhadores na reunião da CTPP e por sua convicção na defesa da classe trabalhadora, a STrab fez outra proposta que ainda será avaliada e discutida.


A Bancada dos Trabalhadores não aceita que os exames médicos ocupacionais e os treinamentos, os quais são direitos dos trabalhadores brasileiros, sejam negligenciados neste momento tão cruel da pandemia e prevaleça o bom senso de ambas as partes, Governo, Empregadores e Trabalhadores.

Fonte: Centrais Sindicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário