terça-feira, 9 de abril de 2019

Demissões em massa no Grupo Suzano de Celulose e Papel PA

Em Belém (PA) no dia 04/04/19, o Grupo Suzano de Celulose e Papel, maior produtor do segmento, após a aquisição da empresa FACEPA S/A, em 2017, por 310 milhões, iniciou o desmonte de mais uma empresa paraense.

Foram demitidos 130 trabalhadores só de uma vez, na quinta-feira (04/04/19), que se juntaram aos mais de 60 do ano passado, e já garantiu que até o final de abril serão mais, com a alegação de "adequação ao mercado".

Para dar conta de tantas rescisões, já contratou um escritório de RH para realizar as homologações, como manda a Reforma Trabalhista no âmbito da empresa, deixando o Sindicato da categoria administrando a crise social junto as trabalhadores.

Com duas unidades novas que entraram em funcionamento a poucos anos, uma no município de Mucuri (BA) e outra no Maranhão, no município de Imperatriz, ambas com capacidade de 60 mil toneladas/ano cada.

O filão para a Suzano, não foram as máquinas e, sim, os produtos que a Facepa detinha, com grande aceitação no mercado Norte/Nordeste. Hoje estamos vendo mais uma vez a indústria paraense ser dissolvida pela especulação de grandes grupos, a exemplo de outras que foram compradas e depois fechadas.

Até quando nós teremos que fazer de nossa indústrias e seus excelentes produtos, escadas para ascensão de indústrias de fora, enquanto os paraenses desempregados, ficam olhando do térreo, o sucesso dos outros lá na cobertura.

Carlos Lacerda - Diretor Sindical do Sintracel
Fonte: Sintracel

Nenhum comentário:

Postar um comentário