terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Oposição convoca Guedes para dar explicações no Senado

"São graves e extremamente perigosas as declarações dadas pelo ministro da Economia do Brasil, em entrevista no exterior", afirmam os senadores sobre a defesa feita pelo ministro da Economia de um novo AI-5

Depois de entrarem com representações contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, na PGR e na Comissão de Ética da Presidência da República, parlamentares da oposição decidiram apresentar nesta segunda-feira (2) uma convocatória para que Guedes dê explicações em duas comissões do Senado sobre sua fala pró-AI-5.

O pedido dos parlamentares, que ainda não foi aprovado, obriga o ministro a participar de audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC). A motivação é a fala do economista que naturalizou o retorno do Ato Institucional nº5, o mais severo da ditadura militar.

Os senadores afirmam que “são graves e extremamente perigosas as declarações dadas pelo ministro da Economia do Brasil, em entrevista no exterior”. Assinaram o pedido os seis senadores do PT, Humberto Costa (PE), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN), Paulo Paim (RS), Paulo Rocha (PA) e Rogério Carvalho (SE); o líder da Oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (REDE-AP); a senadora Zenaide Maia (PROS-RN) e os senadores Fabiano Contarato (REDE-ES) e Veneziano Vital do Rego (PSB-PB).

“Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo pra rua pra quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática”, disse Guedes na entrevista criticada pelos senadores. E voltou a dizer em seguida: “Chamar povo pra rua é de uma irresponsabilidade. Chamar o povo pra rua pra dizer que tem o poder, pra tomar. Tomar como? Aí o filho do presidente fala em AI-5, aí todo mundo assusta, fala o que é?…”.
Fonte: RevistaForum

Nenhum comentário:

Postar um comentário