terça-feira, 10 de março de 2020

Plano de Meritocracia sendo implantado na Copel

*Vamos falar de PPD?*
Nas palavras _"da empresa"_, a Copel busca alinhar-se às melhores práticas de _"mercado"_ e quer implementar uma Política de Remuneração Variável. Os gestores da empresa entendem ser adequado remunerar melhor quem atinge e supera os desafios do que remunerar a todos de forma igual. Parece justo, não? Afinal, quem produz mais, ganha mais (ou deveria, segundo essa vertente).
Um belo discurso que busca *cooptar* os empregados para uma forma de distribuição de remuneração atrelada ao atingimento de metas e baseada em _"meritocracia"_. Em outras palavras, quem obtém melhores resultados, ganha mais.
Parece perfeito. Parece, mas está longe de ser verdade.
*Vamos analisar os fatos e entender o que está por trás disso?*
*Fato 1:* No último ACT, a Copel acenou com a possibilidade de implementar o PPD e adotá-lo em substituição ao tradicional abono pago anualmente. (Relembre aqui: http://bit.ly/39HsmHQ) Àquele momento, a Copel não apresentou nenhum modelo de _"meritocracia"_, limitando-se a firmar o compromisso de implementá-lo ainda em 2020. Lembram do vídeo do Presidente?
*Fato 2:* Diante da negativa dos Sindicatos em acatar um modelo de remuneração sem nenhum parâmetro claro em substituição ao abono, o ACT foi firmado em moldes similares aos usuais. Para quem não lembra, o último abono foi de 0,6 remunerações acrescido de R$4.850.
*Fato 3:* Desde 2011 a PLR, por força de Lei Estadual (Lei 16560/2010), é paga de forma linear. Ou seja, TODOS ganham exatamente o mesmo valor. Antes disso, metade do _"bolo"_ era distribuído igualmente e a outra metade era proporcional ao salário.
*Fato 4:* A Consultoria FIA (Fundação Instituto de Administração) foi contratada em 08/10/2019 pelo valor _"estimado"_ de R$623.373,05 (Contrato número 4600018471/2019 e aditivo assinado em 06/12/2019). O objeto do Contrato é a contratação de serviços de _"Consultoria para a Concepção de Sistema de Gestão de Pessoas com base em Competências e Remuneração Variável"_. (Contrato: http://bit.ly/2TTrTM9 e Aditivo: http://bit.ly/2W3w4Yq)
*Fato 5:* A contratação da FIA foi realizada *SEM* licitação, tendo sido justificada pelo Memorando - MEM DGE/CRH 038/2019 de 06/09/2019, com fundamento na Lei 13.303/2016 Art. 29 Inciso VII e a justificativa de que _"O quadro de pesquisadores e profissionais da Fundação destaca-se por sua expertise e competências aplicadas ao planejamento, concepção e execução dos trabalhos desenvolvidos, o que nos permite aferir que a Fundação Instituto Administração (FIA) é indiscutivelmente o fornecedor mais adequado à plena satisfação dos objetivos pretendidos."_ (Dispensa de Licitação: http://bit.ly/2TFf4Gw)
*Fato 6:* A Copel começou a divulgar o PPD aos empregados por meios eletrônicos em fevereiro de 2020. Uma informação superficial, de *caráter mais emocional do que técnico*, usando de liguagem motivacional. Até um vídeo com lindas imagens recheado de empregados sorrindo foi utilizado. (Vídeo aqui: http://bit.ly/3aImm1H)
*Fato 7:* Na reunião quadrimestral com as Entidades Sindicais, ocorrida em 3 e 4 de março, a Copel apresentou *superficialmente* o programa. Digo superficialmente porque não mostrou as metas e nem os potenciais _"prêmios"_. Apresentou a estrutura geral do programa e afirmou que encaminharia aos Sindicatos todas as informações que fossem enviadas aos gerentes em 05/03. De fato, o arquivo com a apresentação foi enviado na sexta-feira (06/03 às 18:44), mais de 24h após a apresentação aos gerentes. Mas... veio incompleto. As metas até o nível de Diretoria foram enviadas, mas o _"target"_ (potencial do prêmio), não. (Arquivo enviado aos Sindicatos: http://bit.ly/2Q4QYmi)
*Fato 8:* A apresentação feita aos gerentes em 05/03 CONTINHA informações que não foram repassadas nem aos empregados e nem aos Sindicatos. Entre elas, os _"targets"_. Esta apresentação está circulando em redes sociais e apresenta uma variação de 1 salário (empregados) até *6 salários anuais (Diretoria)*. (Arquivo apresentado aos Gerentes: http://bit.ly/3aGhN8f)
Diante do exposto, manifestamos que os Sindicatos *NÃO* negociaram e *SEQUER* participaram em qualquer momento da elaboração do Programa PPD - Prêmio por Desempenho. Os Sindicatos reforçam que o referido programa é de *única e exclusiva responsabilidade da Copel.*
Temos várias considerações que poderiam ser feitas a respeito do programa, mas que *NUNCA* foram objeto de discussão com a empresa. Entre elas, podemos destacar:
1) A discrepante e absurda diferença do prêmio de um empregado e de um Diretor.
2) Empregados com avaliação _"baixo desempenho"_ *não receberão a premiação.* Aqui cabe um parênteses: Da forma como está o programa de avaliação de empregados, é impossível garantir que haja *isenção na avaliação individual* de cada empregado. (Já denunciamos situações de avaliações realizadas para prejudicar alguns empregados)
3) A _"amarra"_ eminentemente financeira das metas. Caso não se atinja o EBITDA almejado, *ninguém recebe nada.* Mesmo que as metas técnicas sejam superadas.

Também salientamos que é importante entender os movimentos da gestão da Copel e as mudanças de padrão observadas nos últimos meses:
- Nunca se utilizou tanto da _"dispensa de licitação"_ para contratação de serviços. Principalmente Consultorias a elevados valores.
- Dissemina-se que há a necessidade de adotar um _"mindset"_ (mudança de mentalidade) privado. No entanto, a estrutura da empresa é por demais verticalizada, com muitos gerentes e pouca delegação de responsabilidades aos empregados.
- As avaliações de desempenho continuam *arcaicas e subjetivas*. Não há nenhuma forma de avaliação dos pares, dos fornecedores/clientes internos e dos superiores. Há muito espaço para perseguições e injustiças.
- A remuneração, que em outros tempos era discutida com empregados e Sindicatos, está se tornando objeto de _"determinação"_ da empresa, com claro benefício aos _"altos salários"_.
- Os pleitos dos empregados têm sido ignorados pela empresa. Sob o pretexto de atender uma lógica de mercado privado ou sob a *censura* da CCEE, vemos nossos benefícios serem congelados ou ameaçados de extinção.

E agora, o que faremos?
Os Sindicatos estão agindo. E você, trabalhador, está com o Sindicato?
É hora de nos unirmos! Precisamos entender que estamos do mesmo lado: participe do seu Sindicato!

SENGE - SINTEC-PR - SINDELPAR - SINEL - SINDEL - STEEM - SINDENEL - SINDASP - SINDESPAR - SINTESPAR - STIECP

Nenhum comentário:

Postar um comentário