quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Lira recua, fecha acordo com partidos de oposição e reorganiza mesa diretora

 PT terá direito à 2ª secretaria, PSB fica com a 3ª e PDT com a 1ª suplência


Após a manobra promovida por Arthur Lira (PP-AL) em seu primeiro ato como presidente da Câmara dos Deputados, o parlamentar decidiu voltar atrás nesta terça-feira (2) e reconsiderar parcialmente o bloco de partidos que apoiou o candidato Baleia Rossi (MDB-SP). Com isso, a oposição garante 2 cadeiras na Mesa Diretora e 1 suplência.


“Isso deve ajudar a construção do entendimento da Casa. Sempre trataremos por maioria da Casa e nada de decisões isoladas”, disse Lira à Agência Câmara.


Em reunião realizada pelas lideranças partidárias, o novo presidente da Câmara aceitou reconhecer o bloco de Rossi, contanto que os deputados do PT não fossem contabilizados. O partido estourou 6 minutos no registro do apoio por, segundo a legenda, problemas no servidor da Câmara. Esse atraso havia sido aceito antes do pleito, mas entrou em questão após a vitória de Lira.


Com o recuo, o bloco de Rossi (PT, MDB, PSB, PSDB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede) passa a ter direito a duas cadeiras na Mesa Diretora – 2ª e 3ª secretarias – e duas suplências – 1ª e 3ª . PT, PSB, PDT e PV as ocuparão, respectivamente.


A 1ª secretaria, almejada pelo PT, ficou com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar (PSL-PE). A legenda era apoiadora de Rossi, mas migrou para Lira. A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e os deputado João Daniel (PT-SE) e Paulo Guedes (PT-MG) disputam a 2ª secretaria.


Segundo informações da Agência Câmara, a distribuição dos cargos entre os partidos ficou assim: 1ª Vice-Presidência: PL; 2ª Vice-Presidência: PSD; 1ª secretaria: PSL; 2ª secretaria: PT; 3ª secretaria: PSB; 4ª secretaria: Republicanos; 1ª suplência: PDT; 2ª suplência: DEM; 3ª suplência: PV; 4ª suplência: PSC.


Lira chegou a ser acionado judicialmente pelo PDT no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu explicações ao parlamentar diante da manobra.


A eleição dos representantes de cada secretaria, que deve acontecer sem disputa, acontece nesta quarta-feira (3).

Fonte: RevistaForum

Nenhum comentário:

Postar um comentário