quinta-feira, 5 de julho de 2018

UGTpress: KARL MARX E A RODA DO TEMPO

KARL MARX: no mês de maio, o velho Marx completou 200 anos (nasceu em Tréveris, no dia 05 de maio de 1818 e faleceu em Londres, no dia 14 de março de 1883). Por questões ideológicas conhecidas, seu aniversário foi discretamente lembrado no Ocidente. Aqui no Brasil, com exceções de pequenas reportagens e um ou outro artigo de fundo, Marx passou praticamente despercebido. Talvez não devesse ser assim. Gostando ou não de suas ideias, elas marcaram o nascimento das ciências sociais. Ele influenciou na consolidação do socialismo e foi importante em toda a primeira metade do século 20. Algumas faculdades brasileiras de filosofia ou sociologia promoveram debates ou fizeram seminários a respeito, caso da Universidade de São Paulo (USP). Em sindicatos, a rigor mais próximos de suas ideias, praticamente nada foi feito para lembrá-lo. Enfim, compreensível pela época em que vivemos no mundo e, particularmente, no Brasil.

SIMPLIFICANDO: para simplificar, vamos reproduzir trechos da Wikipédia: “... a obra de Marx em economia estabeleceu a base para muito do entendimento atual sobre o trabalho e sua relação com o capital, além do pensamento econômico posterior. Publicou vários livros durante sua vida, sendo o “O manifesto Comunista” (1848) e “O Capital” (1867-1894) os mais proeminentes ... As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política – a compreensão do que é conhecido como o marxismo – sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra para a produção) e que o Estado foi criado para proteger os interesses da classe dominante, embora seja apresentado como um instrumento que representa o interesse comum de todos. Além disso, ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores, o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema: o socialismo ... Elogiado e criticado, Marx tem sido descrito como uma das figuras mais influentes da história da humanidade. Muitos intelectuais, sindicatos e partidos políticos em nível mundial foram influenciados por suas ideias, com muitas variações sobre o seu trabalho base. Marx é normalmente citado, ao lado de Émile Durkheim e Max Weber, como um dos três principais arquitetos da ciência social moderna”.

IMPRENSA NACIONAL: o aniversário de 200 anos de Karl Marx foi importante e não reconhecer isso é sofrer de miopia intelectual. A imprensa nacional registrou o fato, por meio de reportagens (pequenas) e alguns artigos de fundo (poucos). No entanto, houve bons registros como é o caso do artigo de Luiz Sérgio Henrique, no Estadãode 20 de maio passado: “Karl Marx, por exemplo, cujo bicentenário ora se celebra, é um desses homens notáveis, cuja obra múltipla, fragmentada e contraditória, nascida no calor de revolução industrial movida pela máquina a vapor, parece ter sobrevivido a regimes políticos despóticos que, ainda por cima, não raro o trataram como uma espécie de oráculo infalível ou moderna divindade, capaz de resolver de uma vez por todas o enigma da História”. Bem isso! Marx está acima daqueles que o invocaram e o utilizaram como escudo para regimes os mais diversos, alguns poucos ainda sobreviventes. Sua obra precisa ser vista e estudada do ponto de vista social, político e econômico, sem paixões e com distanciamento capaz de abrir caminhos para uma melhor compreensão da complexidade que nos assola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário