terça-feira, 3 de junho de 2014

ELETROSUL APRESENTA NOVAS PROPOSTAS DE ACORDO NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA – MPT

No dia 05 de maio deste ano, a empresa protocolou petição nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em face da Eletrosul, que tramita perante a 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis (SC).

A petição cumpriu as determinações e prazos estabelecidos na ata da audiência realizada no dia 04 de abril, impugando os cálculos apresentados pelas entidades  sindicais, relativo ao custo da contratação da 6ª turma, composta por 20 novos operadores, e sua respectiva escala de revezamento.

Além disso, a Eletrosul apresentou novas propostas de acordo, propondo duas tabelas de turno de revezamento e pagamento de indenização.

A primeira tabela é composta por cinco turmas de revezamento, em escala de 6X1 – 6X2, e jornada de trabalho de 6 horas, com periodicidade de 15 dias.

A segunda tabela é composta por cinco turmas de revezamento, em escala de 6X4, e jornada de trabalho de 7 horas e 30 minutos, com periodicidade de 10 dias.  

Essa tabela já foi objeto de proposta da Eletrosul para as entidades sindicais, conforme reunião de negociação ocorrida em março de 2013.

 Ambas as propostas preveem o pagamento de verbas individuais e coletivas, através de indenização no valor total de R$ 5.168.785,14, em conformidade com a proposta do Juiz da 2ª Vara do Trabalho de Florianópolis.

As duas propostas de composição de tabela de turno atendem a todos os requisitos legais mencionados pelas entidades sindicais, além de conter o ciclo ergonômico, que permite ao empregado trabalhar no sentido de rotação horário, na sequência manhã-tarde-noite, condição também pleiteada pelas entidades sindicais.

Por fim, a Eletrosul requereu a intimação das entidades sindicais e do Ministério Público do Trabalho, para que se manifestem sobre as proposta de acordo.  Neste sentido, no dia 20 deste mês, o Juiz responsável pelo Processo da ACP, despachou, nos seguintes termos:
“Dê-se vista ao MPT e às Entidades Sindicais participantes do presente feito acerca da proposta de acordo formulada pela requerida ELETROSUL na petição de ID 1398417"

A Empresa permanece à disposição para o diálogo, como vem ocorrendo ao longo de todo esse processo, onde a Eletrosul por diversas oportunidades dialogou com as entidades sindicais e Ministério Público do Trabalho, sempre com o propósito de buscar solução negociada.

Diante das referidas informações, a Eletrosul continua mantendo o seu compromisso de transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário