sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ACT 2013/14: sindicatos entregam pauta de reivindicações à Copel e pedem negociações em setembro

Diretores dos 13 sindicatos que representam os trabalhadores que se mantiveram unidos na greve de 2012 entregaram nesta sexta-feira (23) à direção da Copel a pauta unificada de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/14.
Em ofício entregue à Copel, os sindicatos propõem que as negociações sejam realizadas entre 16 e 20 de setembro, com uma reunião prévia para esclarecimentos sobre a pauta no dia 5, se necessária. Além disso, lembram que todo o conteúdo das reuniões será registrado em ata, para garantir transparência total e respeito aos termos acordados.
Os sindicatos também pedem a participação, como ouvintes, de 30 trabalhadores indicados. Acompanhar as negociações é uma antiga reivindicação dos copelianos, que sempre teve apoio total dos sindicatos. A empresa, porém, jamais a aceitou.
PLR
Em outro ofício entregue nesta sexta, os 13 sindicatos que representam os copelianos pedem “o início imediato do processo de negociação referente à Participação de Lucros e Resultados do ano de 2013″.
Com isso, busca-se evitar que o caso termine em ação judicial, como ocorreu este ano. Como já explicamos algumas vezes, a negociação é obrigatória para que qualquer empresa pague participação nos lucros aos trabalhadores. Apesar disso, nos últimos anos a Copel sistematicamente desrespeitou a lei federal que estabelece essa regra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário