segunda-feira, 1 de julho de 2019

Centrais avaliam ações e divulgam agenda em defesa da aposentadoria

Em reunião na sexta-feira, 28, no Dieese, em São Paulo, sindicalistas fizeram um balanço das articulações políticas da semana, em Brasília, junto a parlamentares e definiram os próximos passos do movimento para barrar a aprovação da PEC 6, da Previdência.

Dirigentes avaliaram como positiva as ações no Congresso, que envolveram reunião com deputados de centro e oposição e também a entrega, ao relator Samuel Moreira (PSDB-SP), do documento “Pontos críticos no substitutivo à PEC 6/2019”, que enumera os 15 piores itens da Emenda.

“O balanço da Centrais foi bom e valorizou as negociações conduzidas em Brasília durante a semana. O objetivo agora é intensificar ainda mais os trabalhos”, diz João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical.

Abaixo-assinado - Wagner Gomes, secretário-geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, adianta: “Vamos reforçar em todos os Estados a coleta de assinaturas e entregar, em agosto, um abaixo-assinado em defesa da aposentadoria ao governo.”

O documento será encaminhado aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, no dia 13 de agosto.

Mobilização - O dia 12 de julho foi confirmado pelos dirigentes como o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Previdência. O movimento sindical se unirá aos protestos já programados pelos estudantes, liderados pela UNE, para a mesma data, contra a reforma da Previdência e em defesa da Educação pública.

No entendimento dos sindicalistas, a intensificação da agenda em Brasília e um 12 de julho forte serão decisivos para barrar a PEC 6, que entra em sua fase de votação.

Nota - Uma Nota das Centrais foi divulgada contendo: avaliação das articulações políticas, denúncia de práticas antissindicais contra companheiros metroviários (demitidos após greve do dia 14) e agenda de lutas em defesa da aposentadoria. Leia a nota na íntegra aqui.

Trecho do texto: "Devemos continuar em estado de mobilização permanente com assembleias nos locais de trabalho para influenciar nas mudanças deste projeto e evitar que pontos críticos sejam reintroduzidos no texto com objetivo de garantir uma aposentadoria digna para os trabalhadores e para as trabalhadoras".

Agenda:

12/7 - Apoiar, valorizar e participar do Ato Nacional dos estudantes durante o Congresso da UNE, em Brasília, pela valorização da Educação, incluindo a defesa da aposentadoria. No mesmo dia, a orientação é de que a classe trabalhadora se mobilize nos estados e nas cidades.

16/7 - Reunião das Centrais Sindicais, no Dieese.

8/8 - Prazo para a entrega dos abaixo-assinados na sede nacional de cada Central Sindical.

13/8 - Entrega do abaixo-assinado das Centrais no Congresso Nacional e apoio à luta dos professores, coordenada pela CNTE, no dia 13 de agosto.

14/8 - Apoiar e participar da Marcha das Margaridas, também em Brasília.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário