sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Reforma política: plebiscito popular ganha força nas ruas

Ignorado pelos grandes meios de comunicação, a campanha do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político obteve sucesso e conseguiu arrecadar exatos 7.775.436 milhões de votos em urnas fixas espalhadas por todo o país e por meio da internet.

O balanço divulgado em coletiva realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira (24), mostra que 97,05% (7.525.680) são favoráveis à convocação da consulta e representa 95% das urnas apuradas. A expectativa é que o número total seja apresentado até o próximo mês.

Os estados de São Paulo (2.617.703 votos), Minas Gerais (1.354.399) e Bahia (774.218) lideraram a participação, que contou também com eleitores em outros países, quesito em que a França lidera (4.621). Os votos brancos e nulos somam 0,37% (28.691).

Manifestação
As organizações que integram a campanha, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre outras entidades, entregarão o resultado das urnas para a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. A entrega será nos dias 14 e 15 de outubro.

No Brasil uma consulta popular oficial deve ser submetida ao Congresso Nacional. Para Vagner Freitas, Presidente da CUT, “a única forma de fazer a proposta andar é pressionar dentro e fora do Congresso e, principalmente, nas ruas como forma de ganhar a consciência popular”, comenta o dirigente sindical.

O diretor Executivo da CUT, Júlio Turra, lembra das bancadas que compõem o Congresso e as dificuldades para se avançar em temas caros para a sociedade. “Como é que vai fazer a reforma agrária com mais de 160 ruralistas no Congresso Nacional? Quando serão aprovadas as 40 horas semanais de trabalho com mais de 270 empresários no Congresso Nacional? Quando o aborto será descriminalizado com menos de 10% de mulheres no Congresso Nacional?”, criticou.

Entenda o movimento
A proposta de construção do plebiscito para debater o sistema político é um dos resultados das manifestações de junho e julho do ano passado, que sacudiram o Brasil. O tema do Plebiscito apresenta questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a subrepresentação das mulheres, indígenas e negros no parlamento.

O movimento busca o fortalecimento de mecanismos de democracia, como a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva.
Fonte: Diap

Nenhum comentário:

Postar um comentário