sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Relator da PEC que acaba com contribuição sindical garante discutir mais sobre o tema

No final da tarde de terça-feira (6/10) o senador José Medeiros (PPS-MT) membro da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal e relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 36 de 2013, se reuniu com representantes da Nova Central e Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e se comprometeu em debater mais o tema.

A PEC de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), dispõe sobre o custeio das entidades sindicais não mais pela contribuição sindical, e sim por meio da instituição da contribuição negocial. A proposta exclui do inciso IV do artigo 8º da Constituição da República Federativa, a expressão “independentemente da contribuição prevista em lei”.

Segundo o presidente Nacional da Nova Central, José Calixto Ramos (Sr. Calixto), na prática se a proposta for aprovada acabará com o caráter compulsório da contribuição que custeia os sindicatos ao estabelecer a necessidade de assembleia geral para fixar a taxa, que passa a ser negocial. Já a categoria profissional terá desconto em folha, para custeio do sistema confederativo da representação sindical.

“Ou seja, o objetivo da PEC 36 é acabar com a contribuição sindical. Na proposta, os sindicatos só terão as mensalidades de seus associados. Pedi para o nobre senador avaliar profundamente o caso e, que debatesse mais em audiências públicas, para que possamos nos posicionar de forma coletiva por ser uma questão vital para a sobrevivência política e financeira de milhares de sindicatos no país”, afirmou.

Bem receptivo a idéia, o senador Medeiros entendeu o apelo do movimento sindical e se comprometeu que ouvirá dos agentes envolvidos e interessados em solucionar a situação. “Conversei com o colega senador Paulo Paim e ele já avia me alertado da delicadeza desta matéria. Pode contar que convocarei as audiências e juntos acharemos uma saída”, garantiu o senador.
Fonte: NCST

Nenhum comentário:

Postar um comentário