sexta-feira, 15 de julho de 2016

Centrais sindicais se unificam na luta contra juros altos e desemprego

Dirigentes das centrais sindicais reuniram-se nesta quarta-feira (13) para debater ações conjuntas contra os juros altos, o desemprego, a reforma da previdência e outros desmontes de direitos trabalhistas e sociais propostos pelo governo provisório de Miche Temer.

Em reunião no Dieese, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (13), as lideranças das entidades definiram para a próxima terça-feira (19) um ato público em frente às representação do Banco Central, em São Paulo, contra os juros altos. A data marca o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na dia 26 de julho um outro ato reunirá dirigentes sindicais de todo o país, de entidades nacionais e estaduais, em uma plenária no bairro da Liberdade para o lançamento de um manifesto que abordará as principais bandeiras defendidas pelo movimento sindical.

O avanço das ameaças aos direitos sociais e trabalhistas propostas por Michel Temer reforça a necessidade de unidade entre as centrais sindicais que apostam na pressão popular e na mobilização social para barrar o retrocesso e buscar mudanças na política econômica que promovam o crescimento econômico.

“As bandeiras dessa luta – desemprego, juros altos, reforma da previdência - atingem as bases de todas as centrais por que ameaçam direitos de toda a classe trabalhadora”, diz Wagner Gomes, secretário geral da CTB, presente na reunião ao lado do vice-presidente da entidade, Nivaldo Santana.

Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna "a unidade das centrais é fundamental neste momento em que temos milhões de desempregados". Juruna acrescentou também que "é preciso exigir do governo a retomada do crescimento e a Força Sindical, sob a coordenação de nosso presidente, Paulo Pereira da Silva, participará dessa jornada de lutas".

Também compareceram Sérgio Nobre, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roberto Santiago, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Álvaro Egea, da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), e Juruna, da Força Sindical. A Nova Central não enviou representantes, mas comunicou seu apoio às decisões.

Serviço:
Dia 19.07( terça-feira): Ato pela redução dos juros
Banco Central, na avenida Paulista, às 10hs

Dia 26.07(terça-feira): Lançamento de manifesto unificado das centrais
Espaço Hakka, rua São Joaquim, 460 - horário a ser definido
Fonte: Portal da CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário