terça-feira, 17 de abril de 2018

Encontro reúne em SP entidades de quase 20 Estados para organizar congresso do FST

Integrado por 22 Confederações, o Fórum Sindical dos Trabalhadores realiza nesta terça (17) o Encontro Preparatório para o Congresso Nacional dos Trabalhadores. O evento será realizado em agosto, na cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo.

O coordenador do FST, Artur Bueno de Camargo, informou à Rádio Web Agência Sindical que quase 200 dirigentes, que representam entidades de 18 Estados, já confirmaram presença no Encontro. Eles vão definir temas, questões de infraestrutura e convidados do Congresso.

"A ideia é fazer um amplo debate sobre a conjuntura econômica e política no Brasil, para entender melhor suas consequências na vida dos trabalhadores e no movimento sindical”, diz. “Após cinco meses de vigência da reforma trabalhista, o resultado é menos empregos formais e mais trabalho precário; menos consumo e mais arrocho salarial; menos crescimento econômico e mais concentração da renda", aponta.

Segundo Artur, o Congresso discutirá formas de aprofundar a resistência à nova lei trabalhista, as dificuldades no dia a dia das entidades sindicais e a questão do custeio. O dirigente destaca ainda a importância do debate político: “Vivemos uma situação muito desfavorável ao trabalhador na Câmara e no Senado. É preciso mudar essa realidade, por meio do voto", diz.

Basta! - Para o coordenador do Fórum, o movimento sindical deve se posicionar desde já sobre o apoio a candidatos que possuam compromisso com o bem-estar social e o desenvolvimento. “Para isso, estamos apoiando o Basta!, que estará presente no Encontro. Trata-se de uma plataforma digital, que vai ajudar na escolha de nomes alinhados às nossas bandeiras", afirma.

Artur Bueno lembra que o sindicalismo precisa esclarecer suas bases, difundindo pesquisas sérias a respeito dos candidatos – tanto os novos como os que buscam a reeleição. “O movimento deve lançar candidatos também. Essa é uma das formas de combater as maldades que o governo Temer vem fazendo para o País", completa.

Local - O Encontro ocorre das 10 às 18 horas, no Leques Brasil Hotel, na Liberdade.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário