sexta-feira, 10 de maio de 2019

Paulo Rocha diz que reforma da Previdência provocará caos no país

O senador Paulo Rocha (PT-PA) afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (9), que a reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro provocará um caos no Brasil. Para ele, a equipe econômica esconde e impede o acesso de dados, além de faltar com a verdade sobre informações que, segundo ele, justificam as mudanças nas regras das aposentadorias propostas pelo Executivo Federal.

O parlamentar lembrou que caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019) seja aprovada da forma como está, provocará impactos negativos nos municípios brasileiros além de não focar na redução das desigualdades sociais, o que, para ele, deveria ser a principal justificativa para uma reforma. De acordo com o senador, a proposição coloca em xeque conquistas históricas dos trabalhadores e principalmente, traz retrocessos para os mais pobres.

— De todos os benefícios pagos pelo INSS, 66% têm o valor de um salário mínimo. Ou seja, são os pobres que recebem os benefícios. Mas, adivinhem, o que o governo quer fazer, o Presidente Bolsonaro? Propõe o maior corte de despesas justamente para essa expressiva fatia da população, ou seja, no Regime Geral da Previdência e no BPC [Benefício de Prestação Continuada], o que traz esse retrocesso principalmente para os pobres — disse.

Ele questionou a equipe econômica do governo de embasar a mudança da previdência pública sob o argumento da falta de sustentabilidade.

— O que alegam para essa atrocidade é a sustentabilidade do regime. Dizem que o regime está falido e, por isso, pretendem economizar R$1 trilhão, mas não dizem que 81% dessa economia sairão do bolso dos brasileiros que ganham até dois salários mínimos. É sabido por todos que o dinheiro da seguridade social movimenta a economia da maioria dos municípios e estes perderão arrecadação — acrescentou.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário