quinta-feira, 26 de maio de 2011

REUNIÃO COM A COPEL, MUITA CONVERSA POUCO RESULTADO

Na reunião quadrimestral ocorrida ontem com a Copel novamente a antiga conversa, que uma nova diretoria assumiu e é preciso tempo para avaliações e ações. Isso demonstra que a cada alteração na direção da empresa os compromissos e encaminhamentos param para serem alterados ou cancelados, é uma lástima. Segue alguns temas defendidos pelos sindicatos mas que não sensibilizaram a nova diretoria:

• Afastamento de empregados para acompanhar dependentes às consultas médicas;
A Copel mantém procedimento atual – 5 dias no ano com apresentação de atestado médico e reposição das horas liberadas.

• Diária de alimentação – compromisso de avaliação e correção dos valores;
A Copel afirma que as diárias estão atualizadas.

• Call Center – excesso de jornada e horas extras – compromisso de discussão;
A Copel afirma que os trabalhos realizados extra jornada não devem ultrapassar 01:30h e que a empresa está cumprindo rigorosamente. A empresa cumprindo o compromisso com o sindicato deverá fornecer o transporte (táxi, quilometragem) para os empregados chamados de sobreaviso.

• Leituristas – compromisso de fornecer as datas para efetivação da entrega dos novos uniformes e da carreira destes profissionais;
A Copel informa que todos os leituristas possuem uniformes e que não existe falta. Os uniformes para motociclistas foram entregues, porém, apresentaram problemas e a empresa está buscando alternativas em lojas especializadas. A empresa vai verificar a situação e comunicará os sindicatos.

 
• Sobreaviso – avaliação pela empresa;
A Copel normalizará o pagamento do sobreaviso aos empregados da TI, e encaminhará ao Sindenel resposta ao ofício que foi encaminhado solicitando regularização desta situação. A Copel revisará a norma para melhorias no procedimento de aprovação do sobreaviso mantendo os horários atuais de pagamento. A Copel afirma que realiza escalas antecipadas de sobreaviso. No caso do acionamento no período de sobreaviso avançando no horário de término do sobreaviso, os sindicatos solicitam o pagamento do sobreaviso até as 08 horas do dia seguinte. A Copel avaliará e responderá em até duas semanas.
• Contribuição previdenciária – avaliação dos percentuais praticados atualmente;
A Copel comunica que o assunto ainda está em estudo. Aproximadamente 6.000 empregados estão abaixo da alíquota de 12%. A Copel se compromete a trazer os devidos estudos até a próxima reunião quadrimestral prevista para início de julho.

• Plano Assistencial F.C. – avaliação e melhorias;
A Copel estudará o assunto.

• Segurança e Saúde do Trabalho – compromisso de agendar reunião específica com a participação das entidades sindicais;
Compromisso de reunião em julho.

• PCCS – compromisso de apresentação e divulgação;
A Copel afirma que fará a apresentação do PCCS aos sindicatos e empregados e estará apresentando ao quadro funcional a partir de 01 de junho.

• PSDV – avaliação e implementação;
A Copel informa que o PSDV está apenas suspenso. A Copel irá manter o programa, fará ao ajustes necessários para adequação as exigências do MPT com previsão de solução nos próximos 30 dias.

• Turno de revezamento – continuação das discussões;
A Copel está avaliando o assunto.

• Início das negociações da PLR 2011;
A Copel está definindo os referenciais estratégicos institucionais e vai discutir o assunto com a comissão responsável pela negociação da PLR. A empresa pretende reunir a comissão no mês de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário