quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Taxa de transmissão do coronavírus no Brasil mostra pandemia em expansão pela 6ª semana

 Índice ficou em 1,02, o que significa que 100 pessoas infectadas passam Covid-19 para outras 102;

redução só começa quando número fica abaixo de 1


Pela sexta semana seguida, a taxa de transmissão do novo coronavírus no Brasil ficou acima de 1. Isso indica que a pandemia continua em expansão no país. O índice é calculado semanalmente pelo Imperial College de Londres. Sua versão mais atual foi divulgada nesta terça-feira (9).


O Rt, como é denominado, ficou em 1,02. A taxa indica que cada 100 pessoas infectadas com o Sars-Cov-2 o transmitem para outras 102. Para uma região ser considerada com a pandemia em estágio de redução, é necessário que a taxa fique abaixo de 1 por ao menos duas semanas.


E a projeção feita pelos pesquisadores não é otimista. Para os próximos sete dias, eles estimam que a taxa fique entre 0,91 e 1,05. Nas últimas semanas, as estimativas traziam intervalos com índices que começavam em valores menores do que 1, mas a taxa efetiva sempre ficou acima dele.


Na semana encerrada na segunda-feira (8), o instituto contabilizou 7.368 mortes devido à Covid-19 no Brasil. Para essa próxima semana, os pesquisadores estimam que o número vá chegar a 7.460, podendo variar de 7.030 a 7.960.


Ou seja, de qualquer maneira, pelos cálculos dos especialistas do Imperial College, o Brasil vai seguir com a triste média diária de mais de mil mortes devido à Covid-19 na próxima semana.

Fonte: RevistaForum

Nenhum comentário:

Postar um comentário