terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Calixto, presente!

 O vice-presidente da NCST, José Reginaldo Inácio, atua ao longo de mais de 20 anos junto ao histórico quadro sindical da NCST e da CNTI. O dirigente, em carta emocionada, homenageia o decano do sindicalismo brasileiro


por José Reginaldo Inácio


Muitos os nossos dias!


Lutas, greves, grandes mobilizações, realizações e conquistas meu velho amigo, camarada e grande líder CALIXTO.


Por aqui, nesse momento, não nos cabe nenhum lamento, tampouco mais uma repercussão genocida de um Estado governado para o aprofundamento da barbárie e da insanidade entre nós.


Já, 03 de fevereiro 2021... um desses dias de tristeza sem fim... talvez a história nos diga melhor sobre o seu registro.


Uma marca histórica, um passo derradeiro entre nós: familiares, filhos, netos, mulheres e homens, trabalhadoras e trabalhadores, sindicalistas...


Sim, não há dúvida, um dia que demarca a história.


Se nossa história sindical tem pouco mais de 100 anos, CALIXTO em mais de 70, de seus 92 anos, nela, incansável, sempre esteve. Assim, entre nós, é impossível pensar a vida sindical brasileira sem o seu pulso, sua pressão, sua temperatura... os seus sinais vitais a compunham.


No entanto, esse dia, não foi o de seu derradeiro passo.


Lealdade e solidariedade, qualidades especiais de grandes e verdadeiros líderes, se ressignificam, mais ainda quando a dor é incontida e os mandatários de uma nação abandonam seu povo.


Falei delas, solidariedade e lealdade, ainda há pouco, em homenagem ao nosso saudoso camarada Oniro Camilo: é no vigor das lutas que estão tão presentes e percebidas o quanto a solidariedade e a lealdade são vitais e se fortalecem.


Se a solidariedade verdadeira envolve riscos... Se a lealdade tem um significado amplo de renúncia...


Então, nesse seu passo, CALIXTO deu um suspiro longo... riscos e renúncias para um sopro coletivo, cheio de vida... adelante. É o que sempre fez, inspiração.


Apesar de um dos dias mais tristes por aqui, sei que diria: “tudo isso vai passar, essa pandemia vai acabar, esse governo não vai durar para sempre e vamos superar tudo isso MINHA GENTE”.


Até breve camarada...

 

* José Reginaldo Inácio é Diretor da NCST (Vice-presidente) e da CNTI (Secretário de Educação)

Fonte: NCST

Nenhum comentário:

Postar um comentário