quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Para Paim, Brasil passa por um processo de ‘uberização’

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (4) em Plenário que o país passa por um processo de "uberização", com o desaparecimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Analisando o que ocorreu no ano de 2019, o parlamentar lembrou da reforma da Previdência, da chamada Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881/2019) e da criação da Carteira de Trabalho Verde Amarela, entre outras mudanças na legislação. E ressaltou que "essa agenda do Executivo e do Legislativo é totalmente distante dos anseios e das necessidades daqueles que mais precisam".

Paim destacou que durante a Conferência Internacional do Trabalho, pela primeira vez na história, o Brasil foi incluído na lista dos dez piores países do mundo para os trabalhadores. Também citou relatório do Banco Mundial, que aponta o nosso país como o de maior grau de concentração de renda do mundo. Denunciou, ainda, que a situação pode piorar ainda mais com a reforma administrativa que está para chegar ao Congresso.

— Acaba com a estabilidade. Avisam que vai haver redução dos salários dos servidores. Sabe-se que há uma nova reforma trabalhista também sendo engendrada nos palácios, uma nova reforma trabalhista — alertou.

O senador gaúcho mostrou-se preocupado com a reforma tributária e pôs em dúvida que ela seja solidária, justa e progressiva. Para ele, o correto seria aumentar a tributação da renda e do patrimônio, pois, na sua opinião, a situação atual só favorece as classes mais abastadas.
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário