terça-feira, 24 de julho de 2018

Queda no Caged indica precarização e desindustrialização do País

Os empregos com registro em Carteira tiveram em junho um saldo negativo de 661 vagas, sendo registradas no mês 1.167.531 admissões e 1.168.192 desligamentos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho.

É preciso lembrar que 3.676 dos novos empregos foram criados nas modalidades de trabalho intermitente e jornada parcial, que significa a possibilidade da pessoa trabalhar sem horário fixo e ganhando apenas pelas horas trabalhadas. Sem essas vagas precárias, o revés geral do emprego atingiria um saldo negativo de 4.337.

Victor Pagani, técnico do Dieese, disse à Agência Sindical que esse resultado negativo do mercado de trabalho "é surpreendente e o mais assombroso é a queda do emprego na indústria. Até por questões sazonais, historicamente a indústria começa a contratar no final do primeiro semestre e começo do segundo para atender a demanda do Natal", ressalta.

Desindustrialização - Os empregos na indústria de transformação tiveram queda de 20.470 postos de trabalho em junho. Entre os 12 setores industriais monitorados, 11 demitiram mais do que contrataram. A indústria têxtil (-6.169), a metalurgia (-3.427) e a de calçados (-3.334) lideraram o ranking negativo.

"A indústria está sentindo a crise", diz Pagani, lembrando que "ao longo dos anos se percebe uma queda constante de sua participação no PIB e no percentual geral de empregos".

Férias coletivas - Há ainda outros dados preocupantes para a indústria. A Volkswagen, por exemplo, dará férias coletivas para mil funcionários a partir de 21 de agosto e, posteriormente, o mesmo expediente será utilizado com outros quatro grupos, em quantidades e datas que ainda serão definidos.

Também o comércio sofreu forte baque, com o fechamento de 20.971 postos de trabalho. Somados, indústria e comércio perderam 41.441 vagas de empregos formais em junho passado.
Fonte: Agência Sindical

Nenhum comentário:

Postar um comentário